PROJETO PÉ DE VENTO

Você está convidado a compartilhar conosco suas experiências em alfabetização digital!
A partir de agora uma nova proposta se abre para o futuro, a Educopédia é nossa e o Projeto Pé de Vento uma viagem pelo mundo mágico da alfabetização.
Seja bem-vindo !

domingo, 27 de novembro de 2011

CONHECENDO O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

CONHECENDO O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DIGITAL PÉ DE VENTO

O Projeto de Alfabetização Digital PÉ DE VENTO, foi desenvolvido para colaborar com o professor no planejamento de uma aula onde o aluno possa interagir sobretudo com o mundo que o cerca.
A inclusão digital faz parte do processo de construção da cidadania e é capaz de desenvolver as habilidades necessárias para se viver nesse novo milênio, onde estamos cercados por máquinas eletrônicas e digitais.
"De acordo com pesquisas brasileiras ainda em curso (KLEIMAN, 1995) e na Educação (SOARES, 1998), alfabetizado é aquele individuo que adquiriu a tecnologogia da escrita, sabe decodificar os sinais graficos de seu idioma, mas ainda não se apropriou completamente das habilidades de Leitura e Escrita e mesmo tendo passado pela escola, ainda lê com dificuldade, de modo superficial e escreve com pouca frequência e, quando escreve, produz textos considerados simples (bilhetes, listas de compras, entre outros)".
É preciso entender que nossos alunos não são "depósitos de informações" e o professor não é "um provedor " dessas informações, metaforicamente falando.
O pesquisador norte-americano Dom Tappscot, concluiu que o "professor sabe-tudo" está com os dias contados, pois nossos jovens alunos já nascem na era digital e como tal, desejam "um jeito novo de aprender".
Pensando nas perspectivas de preparar nossos pequenos alunos para o futuro, o Projeto de Alfabetização Digital PÉ DE VENTO, tem como proposta oferecer ao professor ferramentas tecnológicas que possam colaborar para uma aprendizagem divertida, motivada pelo prazer da descoberta!!
Siga nosso MAPA!!!!!!!



SEMANA 1 - A Floresta Mágica

Como sugestão poderá ser utilizada para explorar:

- os espaços da escola
- construção da identidade
- objetos utilizados no ambiente escolar
- cidade ( o mundo que nos cerca)
- família

Bia e Marcelo na escola!


Visitem www.educopedia.com.br aulas digitais 1º ano

Quer deixar um relato de suas experiências, dúvidas e sugestões envie um email para:

Sigam-nos no TWITTER:
@Proj_PedeVento


Sugestão de Leitura:
Letramento Digital e Ensino - Antonio Carlos dos Santos Xavier




Nenhum comentário:

Postar um comentário