PROJETO PÉ DE VENTO

Você está convidado a compartilhar conosco suas experiências em alfabetização digital!
A partir de agora uma nova proposta se abre para o futuro, a Educopédia é nossa e o Projeto Pé de Vento uma viagem pelo mundo mágico da alfabetização.
Seja bem-vindo !

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pé de Vento na 5ª CRE


No mês de abril, a E/SUBE/5ª CRE abriu uma série de palestras, apresentando o "Projeto Pé de Vento" aos professores presentes, através do Tr@nsform@ 5@, projeto desenvolvido por toda equipe da Informática e liderado pelo Professor Luiz Pedro Covas.



“A tarefa de construir um ambiente virtual adequado a cada realidade escolar é um processo complexo e dinâmico que exige a atuação de múltiplos profissionais em tempos diferentes, com um só objetivo: o aluno”. Assim inicia-se o projeto Tr@nsform@ 5@, que tem a proposta de manter um canal aberto para troca de experiências, aproveitando o potencial do grupo de professores da E/SUBE/5ª CRE e construir uma proposta de inclusão digital, usando o Blogcomo ferramenta de apoio.

 
Dia 11 de abril, aconteceu o primeiro encontro de Coordenadores Pedagógicos da 5ª CRE para conhecerem esta proposta inovadora da Educopédia, chamada Pé de Vento. A partir daí surgiram Oficinas para professores, denominadas “Experimentando o Pé de Vento na Escola” e dinamizadas por professoras alfabetizadoras que utilizam o Pé de Vento em suas salas de aula.

Prof.ª Célia Napole, Coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, agradeceu a presença da professora Claudia Moraes responsável por apresentar o Projeto Pé de Vento.

Prof.ª Célia Napole, Coordenadora da 5ª CRE


Prof.ª Claudia Moraes é educopedista e elemento da GED/Informática/10ªCRE, além de ser responsável pelo Blog Pé de Vento, e esteve nos agraciando com uma excelente palestra. Ela não mediu esforços para nos visitar. Sempre simpática, mostrou o Pé de Vento em toda as  suas vertentes, envolvendo todos os presentes. 

 
  Prof.ª Claudia Moraes, palestrante e responsável do Projeto Pé de Vento



Projeto de Alfabetização Digital Pé de Vento foi “desenvolvido para colaborar com o professor no planejamento de uma aula onde o aluno possa interagir, sobretudo com o mundo que o cerca”. Para que alunos do 1º ano possam estar incluídos no mundo digital, desenvolvendo habilidades necessárias para viver nesse novo milênio, o projeto “tem como proposta oferecer ao professor ferramentas tecnológicas que colaborem para uma aprendizagem divertida, motivada pelo prazer da descoberta”.






O encontro possibilitou aos professores uma oportunidade de diversificação de atividades, através de jogos, brincadeiras, muita leitura oral e visual, facilitando aos alunos a fixação de conteúdos. A profª Claudia, mais conhecida como Cakau, deu como sugestão a utilização do Pé de Vento, pelo menos, um dia na semana.

Foram mostrados muitos objetos de aprendizagem e um elemento importante no planejamento do professor, o plano de aula que está disponível na plataforma. Todas as atividades foram cuidadosamente criadas, pautadas nas Orientações Curriculares da SME, podendo ser fixadas com os cadernos pedagógicos.

Um momento de descontração aconteceu quando os professores presentes ouviram o Funk do Alfabeto, parte das aulas digitais do Pé de Vento, que tem o objetivo de conciliar o mundo real com o digital e vice versa.

Confiram o vídeo abaixo:



 
O professor Luiz Pedro Covas, responsável pela pelas palestras do Tr@nsform@ 5@, agradeceu a professora Cakau pela presença e a professora Regina Bizarro, representante do Rioeduca na 5ªCRE, por mediar este encontro. Ele reafirmou que o Tr@nsform@ 5@ buscará atender as necessidades das escolas de forma prática e objetiva, promovendo a efetiva implantação da política de informatização das escolas.






Professor, sua escola já tem blog ou desenvolve algum projeto interessante?Entre em contato conosco AQUI para divulgá-los! O Portal Rioeduca é um espaço feito por e para profess ores.
Participe também!

Profª Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE
Twitter: @rebiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário