Em todos os tempos, desde as sociedades primitivas, o ser humano brinca, em especial as crianças. Jogar não é só prazeroso, como também desafiador, além de desenvolver no indivíduo o raciocínio e a capacidade de imaginar e apropriar-se dos conceitos de se viver em sociedade, já que precisa do outro para dividir este momento.
Falando da nossa atualidade, os jogos virtuais despertam em nossos alunos a motivação pela interação que oferecem.
A construção de conhecimento, de forma lúdica, gera não só o prazer em aprender, mas sobretudo o interesse em aprender mais ainda!
Então pensando desta forma, podemos concluir que, aprender com jogos são atividades prazerozas para o adulto (professor) e para a criança (aluno), pelas várias possibilidades de serem construídos conceitos que jamais serão esquecidos.
Monteiro (2008), já nos dizia que "com o advento das novas tecnologias da educação, a escola precisa acompanhar o processo de modernização" e vai mais além dizendo que "o brincar tem se modificado devido à diminuição das brincadeiras tradicionais" e que "este fato se deve principalmente, pela falta de segurança que as crianças tem para brincarem na rua".
A sociedade mudou e com ela o brincar tornou-se mais virtual, porém não menos eficiente, já que a tecnologia oferece uma enorme capacidade de interatividade
A alfabetização e letramento é algo indispensável para se viver em sociedade, o desafio no entanto é transformar este processo em algo motivador, onde o aluno seja capaz de enxergar além dos limites do código, os jogos oferecem justamente a oportunidade de explorar, aprender e solucionar problemas.
As novas ferramentas tecnológicas, o computador e a internet, já fazem parte da vida social de nossos alunos e tem exigido dos mesmos comportamentos específicos frente a esse novo milênio.
A vida moderna se modifica a cada momento com o aparecimento das novas tecnologias de comunicação, o que influencia o processo ensino-aprendizagem e nos leva a refletir que nossos educadores precisam com urgência, repensar suas práticas pedagógicas.
A utilização de jogos educativos, pode ser um recurso que vem a complementar de forma positiva o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano.
Texto: Cláudia de Moraes Nascimento
Você concorda com o que acabou de ler? Deixe seu comentario!
Acesse:
Siga no twitter:
@Proj_Pedeventp
@Educopedia
@Rioeduca
Nosso email: projetopedeventoeducopeia@hotmail.com
Dicas de sites educativos:

Muito legal! É isso aí!!!
ResponderExcluir