PROJETO PÉ DE VENTO

Você está convidado a compartilhar conosco suas experiências em alfabetização digital!
A partir de agora uma nova proposta se abre para o futuro, a Educopédia é nossa e o Projeto Pé de Vento uma viagem pelo mundo mágico da alfabetização.
Seja bem-vindo !

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O NATAL ENTRE OS POVOS

O natal na visão dos cristãos

A origem da palavra “Natal” é do latim “natale” que se refere a “nascimento”. O nascimento comemorado no Natal dos cristãos é o nascimento de Jesus. A religião católica comemora o Natal no dia 25 de dezembro, pois essa data foi escolhida pelo Imperador Constantino para que coincidisse com um festival romano chamado “Festival do Sol”. Já os Católicos Orientais comemoram o Natal (nascimento de Jesus) no dia 7 de janeiro. A troca de presentes é uma alusão aos presentes entregues a Jesus pelos reis magos.


O Natal na visão dos Judeus

Os seguidores da religião judaica têm por pai Abraão, a partir do momento que este passou a adorar a um só Deus; isso não era comum na época em que Abraão viveu, na qual eram adorados diversos deuses. Os judeus não crêem que Jesus é o Messias, então eles não celebram o Natal como o nascimento de Jesus. Mas eles comemoram uma celebração chamada de Hanuká. Hanuká comemora a reconquista do Templo judaico que estava em poder dos gregos, destruíram todas as simbologias gregas que estavam nesse templo e voltaram às atividades judaicas. A festa dos judeus tem início todo o dia 25 do mês judeu chamado Kislev; esse dia corresponde ao dia 22 dezembro do calendário cristão.






O Natal segundo a visão dos Mulçumanos

O Islamismo é a religião do Islã e seus seguidores são os mulçumanos. Para estas pessoas não existe o Deus que nós, evangélicos, tanto amamos; estas pessoas crêem em Alá e em Maomé que seria como um profeta maior. A maioria dos povos mulçumanos habita o Oriente Médio, a África e a Ásia. Mas existem ramificações desse povo ou dessa religião no mundo todo.
A religião islâmica tem duas festas que recebem o nome de EIDS. A primeira é a Eid-ul-Fitr que celebra a existência ou a chegada do livro Alcorão – seria a bíblia islâmica. A segunda festa islâmica é o Eid-ul-Adha. Está ultima é a festa do sacrifício.
Estas comemorações para os mulçumanos são como a comemoração do Natal para os cristãos. Nelas eles dão presentes, mas não com o mesmo significado dos cristãos. Segundo Maomé, os presentes “levam a maldade embora”; é para isso que eles trocam presentes.




O Natal segundo a visão dos Budistas

Como sabemos, budistas são os seguidores de Buda. O nome real de Buda é Sidarta Gautama. Sidarta era filho de um indiano que viveu a 2500 anos atrás. Ao atingir a “iluminação” ele foi consagrado Buda. Então, os budistas celebram o nascimento de Sidarta Gautama (Buda). Essa celebração budista realiza-se no dia 8 de abril e chama-se Hana Matsuri.



Outras Celebrações

Nem todas as religiões celebram o Natal como nós pudemos ver. Mas existem várias diferenças de celebração mesmo entre os cristãos. Existem certas cidades do interior da Noruega que o famoso “Papai Noel”, não é o personagem principal do Natal, no lugar dele existe o “Nisse”. Nisse é o nome dado a um “duende” que vive nas florestas geladas daquela região e quando chega a época de Natal as pessoas colocam tigelas de mingau do lado de fora das casas para que esse duende deixe presentes para as crianças.







Independente da sua religião, o que importa verdadeiramente é que o amor  habite no coração de cada ser humano, esse é o primeiro mandamento de Deus a seus filhos.
Nós do Projeto Pé de Vento - Educopédia, desejamos infinitas bençãos em suas vidas, que a paz, a harmonia, a tolerância, estejam presentes em cada dia da vida de cada um de nossos amigos e suas famílias.
Sejam felizes e um Natal maravilhosamente repleto de luz!!!

 Claudia de Moraes Nascimento
@Cakau_Moraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário