PROJETO PÉ DE VENTO

Você está convidado a compartilhar conosco suas experiências em alfabetização digital!
A partir de agora uma nova proposta se abre para o futuro, a Educopédia é nossa e o Projeto Pé de Vento uma viagem pelo mundo mágico da alfabetização.
Seja bem-vindo !

domingo, 4 de dezembro de 2011

MULTIRIO - CONTOS DE FADAS AJUDAM A ALFABETIZAR


Rapunzel, Peter Pan, Bela Adormecida, João e Maria... A infinidade de personagens de histórias infantis passou a fazer parte do dia a dia do Ciep Dr. João Ramos de Souza, na Ilha do Governador. Como forma de incentivar a leitura e a escrita dos alunos em processo de alfabetização, a professora Ticiana Hatschek resolveu instigá-los utilizando os contos de fadas para trabalhar diversas disciplinas, além de trazer uma leveza para o cotidiano de dificuldades que as crianças da Rede enfrentam.
A professora percebeu que vários alunos da sua turma, a 1.101 do 1º ano do Ciclo, demonstravam pouco interesse pelas atividades e uma certa agitação, mas gostavam de ouvir histórias. Porém, havia uma enorme dificuldade de recontá-las, e muitos nem sequer conheciam as letras do alfabeto. "Eles chegaram para mim com uma enorme dificuldade de interpretação de textos. Agora, conseguem entender o sentido de antes e depois ou de começo, meio e fim", argumenta.
Para chegar a esse resultado, Ticiana iniciou a atividade com um alfabeto de personagens dos contos de fadas e descobriu que os alunos não tinham tanta familiaridade com tais figuras. Foi aí que começou a se consolidar seu projeto intitulado Contos de Fadas: Realidade ou Ficção. Ela passou a fantasiar-se para contar as histórias. Em seguida, com os alunos, sempre monta um texto coletivo sobre a narrativa, fazendo sua reconstrução. A atividade seguinte consiste em um questionário com perguntas e respostas, listando os personagens.
Processo de trabalho
A partir daí, dependendo da história, trabalham-se conceitos de Matemática: números naturais, formas geométricas, medidas, por exemplo. O conhecimento também se estende a outras disciplinas, como Ciências e Geografia, quando se fala de animais, plantas, mapas, datas importantes, entre outros temas. Os alunos assistem a vídeos com a história contada e ouvem uma segunda história a partir das referências da principal.
A primeira história lida foi Peter Pan, para a qual a professora vestiu-se de Sininho. "Na história, havia um crocodilo, então, procuramos falar de outro animal similar, só que mais conhecido: o jacaré. Buscamos saber o que ele comia, como era e por aí vai. Fizemos um mapa da Terra do Nunca. Estudamos outras palavras com a letra P. Fizemos caça-palavras com o nome dos personagens", relembra Ticiana.
Depois do sucesso dessa primeira atividade, as crianças foram apresentadas a outros clássicos da literatura infantil: Soldadinho de Chumbo, Cinderela, Rapunzel, 101 Dálmatas, João e Maria, O Gato de Botas e A Bela Adormecida. "Hoje, cerca de 70% da turma leem e escrevem bem. Alguns alunos ainda estão no meio do caminho, mas sempre dispostos a aprender. Eles ficam encantados com a fantasia", comemora a professora.



Acessem:

Siga-nos no twitter:
@Proj_Pedevento
@Educopedia
@Rioeduca

Postado por : Cláudia de Moraes Nascimento
Família Educopédia - Projeto Pé de Vento - Alfabetização
@Cakau_Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário