PROJETO PÉ DE VENTO

Você está convidado a compartilhar conosco suas experiências em alfabetização digital!
A partir de agora uma nova proposta se abre para o futuro, a Educopédia é nossa e o Projeto Pé de Vento uma viagem pelo mundo mágico da alfabetização.
Seja bem-vindo !

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CIEP Adão Pereira Nunes - EducoAlfabetizando e Letrando com Pé de Vento

"É preciso pensar menos em competição e mais na cooperação e colaboração."
(Profª Gisele Cordeiro)


Antes de dar continuidade à série de postagens (ainda estou recebendo e organizando o material de diversas escolas participantes) sobre a 2ª U.E.xpondo/6ªCRE, vou apresentar aqui o trabalho de sucesso que o CIEP Dr. Adão Pereira Nunes vem realizando com o uso do Laboratório de Informática, da Educopédia e do Pé de Vento

Foi no blog do CIEP, BlogAdão(1), criado e gerenciado pela coordenadora pedagógica, Gisele Cardoso Cordeiro, que eu recolhi - através de diversas postagens (ver Referências) - as informações de como nasceu e está caminhando a proposta de alfabetizar através de um projeto pioneiro: o curso Pé de Vento da Educopédia, e ainda sobre a proposta de monitoria (de alunos mais velhos para auxiliar os mais novos - e até mesmo os professores, se for necessário!), enfim, sobre o uso eficiente do Laboratório de Informática na escola!

Uma nota introdutória...

Nós, professores da "velha guarda", como eu, nos sentimos tentados a chamar o Pé de Vento de cartilha virtual ou cartilha digital online, mas o Pé de Vento é muito mais do que nossa velha cartilha de outrora, trata-se - segundo o blog do Pé de Vento - de um "curso digital de alfabetizaçãol"(9), portanto, de um novo conceito em alfabetização! Criado exclusivamente para a Educopédia pela família de professores alfabetizadores da rede (com o apoio de uma empresa especializada), essa aventura digital - segundo o blog da Educopédia - está em total harmonia com as Orientações Curriculares, mas dentro de um tipo de livro digital que poderá ser utilizado por todos os professores alfabetizadores que assim desejarem.(8)

"O curso é uma iniciativa da Subsecretaria de Novas Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e visa oferecer a alunos e professores mais uma ferramenta para a alfabetização e letramento também em meios, e por meios, eletrônicos."(9)

"O curso possui objetos de aprendizagem inseridos em uma narrativa atraente e divertida. A narrativa se desenrola por meio da resolução de desafios interativos, e à medida que o aluno vai resolvendo os desafios, novas atividades vão surgindo. " (9)

 Como esta proposta de alfabetização e letramento está sendo usada no CIEP Adão?

"Educoalfabetizando e letrando" - diz Gisele - é o novo projeto do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes que utiliza a Educopédia para reforço na alfabetização dos alunos de ano inicial. As aulas são ministradas pelos alunos monitores de tecnologia [do projeto LigAdão].(2)






 
Na capacitação dos monitores, os alunos exploram todos os recursos da Educopédia para auxiliar as turmas de alfabetização no projeto.(3)

Alunos na capacitação para monitor



Como surgiu o projeto na escola? Qual o objetivo?


Foi no 2º dia da 8ª Jornada Internacional de Educação que a coordenadora Gisele Cordeiro teve o insight do projeto.

Assim ela registra no blog:

"Dia produtivo, minha mente fervilhou de idéias. Assisti Rafael Parente falar da Educopédia, conversei com Marcelo e Francisco, ambos Educopedistas. Trocamos experiências, falamos de projetos. É bom poder discutir idéias e refletir sobre nossa prática. Estou muito interessada em trabalhar com Redes Sociais e conexões para mudar a estrutura da escola. É preciso pensar menos em competição e mais na cooperação e colaboração. O Rafael exibiu o vídeo: Conecte-se para um mundo melhor! Bingo! Pensei: a escola precisa utilizar as conexões para um mundo melhor, e o início é fazer uma escola melhor! É necessário criar espaços para que os alunos e professores possam trabalhar juntos, como parceiros. Para isso, penso em utilizar Redes Sociais e softwares livres. Na Jornada, conversei muito com meus colegas e estou pensando em mais um projeto, o LigAdão. O projeto visa inverter os papéis dos personagens da escola. O aluno será o professor e o professor será o aluno. Os alunos serão tutores de seus professores para o uso das novas tecnologias, criarão blogs, postarão notícias, ajudarão a navegar etc. O professor poderá tirar suas dúvidas, aprender a utilizar a tecnologia sem sair de sua sala de aula, tudo isso pelas mãos de seus alunos. Os professores ganharão tempo, conhecimento, os alunos ganharão autoestima, autonomia. As relações mudarão, professores e alunos serão colaboradores A escola ganha, os professores ganham e os alunos ganham. Apesar do relato apaixonado, é preciso deixar claro que o caminho é árduo, cheio de conflitos, mas precisamos nos conectar para fazer um mundo melhor! Nós, do CIEP Dr Adão Pereira Nunes, estamos conectados para fazer do mundo um lugar Melhor!(5)
 
Todo esse entusiasmo inicial da profa. Gisele não se perdeu, ao contrário, ela junto com sua equipe de professores colocaram em prática e deram vida ao projeto que vem caminhando a todo vapor!
 

Gisele Cordeiro e Rafael Parente, na Jornada Internacional de Educação no Rio


LigAdão / Educoalfabetizando e Letrando 

"O projeto teve início e está fazendo sucesso - diz Gisele Cordeiro -, as crianças estão animadas e os monitores estão aprendendo a cada dia".(4)





O projeto desenvolvido na escola...

Ações:

"Trabalhar folclore, alfabetização e tecnologia com alunos do ano inicial, utilizando especialmente a Educopédia (aulas do 1 º ano), Pé de Vento."

"Apresentar aos alunos lendas, parlendas do folclore brasileiro. Destacando os personagens e suas características e qualidades."

"Usar palavras dos textos, frases e músicas para trabalhar com os alunos."

"Oportunizar o acesso à tecnologia de maneira mediada para favorecer a autonomia." (4)



Na tela do computador, Pé de Vento


Parabéns a equipe do CIEP Adão Pereira Nunes, por acreditar na transformação da Educação pela inovação!






Conheçam as novas possibilidades oferecidas pela Educopédia no  Blog Educopédia  -      Educopédia na XV Bienal do Livro 2011 -        Conhecendo ASAS DE PAPEL e GRANDES OBRAS   - http://educopedia2010.blogspot.com/2011/09/educopedia-na-xv-bienal-do-livro-2011.html    

      
 Agradecimento especial a Rioeducadora : Imaculada Conceição Manhães Marins 
Representante do Rioeduca na 6ª CRE, pelo lindo trabalho junto a Escola.

Quer nos contar sua experiência com Alfabetização Digital envie um email para:
projetopedeventoeducopedia@hotmail.com

Siga-nos no Twitter

@Proj_Pedevento
@Educopedia
@Rioeduca

 
www.educopedia.com.br




Postado por : Claudia de Moraes Nascimento
@Cakau_Moraes


Via Rioeduca






2 comentários: